Incorrect posture concept. Man with phone isolated on white
Incorrect posture concept. Man with phone isolated on white

Smartphones e a coluna

O Dr. Marcelo Risso, ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), explica como o uso de celulares (smartphones) e tablets prejudicam sua coluna.

“Cada dia mais, no consultório dos médicos especialistas em coluna, nós estamos tendo presença de pessoas jovens, adolescentes e até crianças e vem nos procurar com queixa de dores na coluna. O que não é muito comum.”

“Isso nos últimos anos se deve a uma grande novidade tecnológica, que é o uso dos smartphones, dos celulares.”

“Cada vez mais a postura de uso do celular, com flexão da cabeça, por períodos prolongados, acaba levando a uma sobrecarga da musculatura cervical posterior.”

“Isso, obviamente, causa contraturas e dores musculares.”

“Mas o mais grave é que o efeito da cabeça mantida em posição de flexão, por longos períodos, aumenta o peso da cabeça sobre os discos cervicais e pode levar a uma degeneração precoce da coluna.”

“A degeneração precoce da coluna pode promover a formação de hérnia de disco em pacientes jovens e pode, eventualmente, necessitar de tratamentos cirúrgicos.”

“É muito interessante e muito legal o jovem estar ligado na tecnologia, sempre ligado no seu smartphone, conectado com os amigos.”

“Mas nunca pode esquecer de pensar: e a coluna como vai?

Ficou com dúvidas ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco.

Veja mais em nosso canal no YouTube.

Dr. Marcelo Risso

Médico Ortopedista com Especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral.