Dr Marcelo Risso - Músculos e a Coluna Vertebral

A Importância dos Músculos na Coluna Vertebral

A coluna vertebral desempenha um papel crucial no corpo humano e mantê-la saudável exige cuidado com todas as estruturas que a compõe.

Os músculos que dão suporte à coluna também precisam de atenção!

Eles desempenham um papel fundamental na nossa saúde e bem-estar.

Eles não apenas fornecem suporte e estabilidade à coluna, mas também ajudam a manter a postura correta e promovem o movimento do tronco em diversos planos.

São diversos músculos dispostos em camadas e com funções distintas e essenciais.

Um dos principais fatores que nos dá uma coluna saudável é a harmonia e equilíbrio funcional de cada um destes músculos.

Problemas

Desta forma, a perda de força destes músculos afetam diretamente a coluna, favorecendo a degeneração discal e articular e agravando processos degenerativos pré-existentes.

Por isso, na maioria dos protocolos, o fortalecimento dos músculos abdominais faz parte do tratamento de quadros álgicos da coluna.

Exercícios

É importante fortalecê-los com exercícios específicos e descanso adequado.

Realizar regularmente atividades que visam fortalecer os músculos da coluna vertebral, como alongamentos suaves e exercícios de resistência pode ajudar a manter seu tônus e flexibilidade.

Cuidados

Além disso, uma postura adequada ao sentar, em pé e durante as atividades diárias são atividades que dependem da função muscular.

O estilo de vida sedentário pode enfraquecer os músculos da coluna vertebral e contribuir para problemas nas costas.

Portanto, é importante manter-se ativo e evitar longos períodos de tempo sentado. Faça pausas regulares para levantar-se, alongar-se e caminhar ao longo do dia.

Lembre-se de consultar um profissional médico especialista em coluna vertebral ou fisioterapeuta para obter orientações específicas e personalizadas sobre como manter seus músculos saudáveis!

Dr. Marcelo Risso

Médico Ortopedista com Especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral.